Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»12 filmes com destaque para a população negra de 2018
    Blog

    12 filmes com destaque para a população negra de 2018

    Paulo RogerioBy Paulo Rogerio23 de dezembro de 2018Updated:24 de dezembro de 2018Nenhum comentário7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    23/12/2018 | às 12h06

    Em 2018 o filme Pantera Negra levou aos cinemas  um contingente de cinéfilos e pessoas negras nem tão ligadas ao cinema para prestigiar a produção negra e afirma que representatividade importa. Não é a toa que o filme se tornou a segunda maior bilheteria com total de US$ 1,34 bilhões.

    Além disso, o suspense “Corra” (2017), do diretor Jordan Peele, levou o Oscar de Melhor Roteiro Original e o “Caso do Homem Errado” (2017), da gaúcha Camila Moraes foi indicado para representar o Brasil no Oscar.

    Este ano foi um ano com muitas produções negras memoráveis que instigaram nossas idas ao cinema. Para quem ainda não viu as estreias deste ano, o Correio Nagô preparou uma lista com filmes de temática e de realizadores negros. SPOILLER: Alguns têm na Netflix.

    Acompanhe:

    Pantera Negra

    Dirigido por Ryan Coogler, o filme apresenta a história do personagem da Marvel Comics Rei T’Challa (Chadwick Boseman), que vive  em Wakanda, cidade detentora do metal vibranium, que a mantém tecnologicamente avançada e afastada de outras cidades do globo terrestre. No entanto, o segredo de Wakanda passa a ser ameaçado com a chegada de Killmonger (Michael B. Jordan) que desafia a soberania do reino e pode ter consequências global. O filme estreou em 15 de fevereiro e foi responsável por muitas salas de cinemas lotadas de pessoas negras neste ano.

    Onde assistir: Telecine Play

    Café com Canela

    Com direção de Glenda Nicácio e Ary Rosa, o filme conta a história de Margarida (Valdineia Soriano) que após a perda do filho vive isolada da sociedade. Sem contato com os amigos e pessoas próximas, Margarida recebe a visita de Violeta (Aline Brunne), uma ex-aluna que assume a missão de devolver um pouco de luz à professora que marcou sua juventude. A produção baiana conquistou três prêmios no prestigiado Festival do Cinema Brasileiro de Brasília, entre eles o de Melhor Atriz e Melhor Roteiro.

    Onde assistir: Está circulando o Brasil. Agora é acompanhar a página do filme para saber quando será a próxima exibição ou quando volta em cartaz

    Ilha

    A dupla, Glenda e Ary, estreiaram também o longa Ilha, que levou o prêmio de Melhor Filme pelo Panorama Coisa de Cinema (veja matéria produzida pelo CN). Na trama, Emerson (Renan Motta) é um jovem da periferia que  quer fazer um filme sobre sua história na ilha, um lugar onde quem nasce não consegue sair, para tal realização o jovem sequestra o cineasta Henrique (Aldri Anunciação).

    Onde assistir: Acompanhando a página do filme, você fica sabendo sobre a programação de exibição

    Infiltrado no Klan

    O cineasta Spike Lee balançou este ano com a história de um policial negro que se infiltra na Ku Klux Klan. O filme se passa em 1978 e segue Ron Stallworth (John David Washington) que vive o policial que se comunica com os membros da KKK por cartas e telefonemas e reveza com um policial branco. Após meses de investigação, Ron se torna um dos líderes da seita e sabota  diversos crimes racistas. O filme estreou em 22 de novembro e tem sido aclamado como a reviravolta do cineasta. Foi vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes.

    Onde assistir: Espaço de Cinema Glauber Rocha, Cine Paseo e Saladearte da UFBA

    O Ódio Que Você Semeia

    Estreou no Brasil em 6 de dezembro e é uma adaptação do best seller “The Hate U Give” (O Ódio que Você Semeia) de Angie Thomas, lançado em fevereiro de 2017.  No filme dirigido por George Tillman Jr., Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra de 13 anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo por um policial branco. Ela passa a ser forçada a testemunhar no tribunal e acaba sofrendo diversas chantagens, mas está disposta dizer a verdade pela honra do amigo.

    Onde assistir: Sem informações 

    Felicidade Por Um Fio

    Conta a história de Violet Jones (Sanaa McCoy Lathan) que vive uma vida aparentemente impecável até sofrer um acidente ao arrumar o cabelo. Violet é uma publicitária perfeccionista que irá embarcar numa viagem de autodescoberta a partir da transição capilar. O filme é uma comédia romântica produzida pela Netflix e teve estreia em 21 de setembro. O filme apresenta maioria do elenco negro, como o ator Ernie Hudson, conhecido pelo filme Congo, de 1995.

    Onde assistir: Netflix

    https://www.youtube.com/watch?v=EZOwfX3bmzQ

    Se a Rua Beale Falasse

    Dirigido por Barry Jenkins, o mesmo diretor de Moonligth, (Oscar de Melhor FIlme de 2017), “Se a Rua Beale Falasse” é uma adaptação do livro “If Beale Street Could Talk”, do célebre James Baldwin. O filme Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê. A obra teve estreia no Brasil em 30 de novembro.

    Onde assistir: Sem informações

    Proud Mary

    É um filme de ação que traz  como protagonista a atriz Taraji P. Henson, que interpretou a Katherine Johnson, em Estrela Além do Tempo. No filme dirigido por Babak Najafi, Taraji é uma mulher que tem sua vida completamente alterada quando um garoto que desperta nela uma relação de proteção. O filme que teve estreia em janeiro, também traz no elenco Billy Brown (How To Get Away with Murder) e o veterano Danny Glover.

    Onde assistir: HBO

    https://www.youtube.com/watch?v=SiIiYPaVwzs

    Fahrenheit 451

    O filme de ação é estrelado  pelo ator Michael B. Jordan, que interpreta o Killmonger de Pantera Negra, vive Guy Montag, em um futuro distante em que livros são banidos e queimados por bombeiros. Guy é um deles, que faz seu trabalho sem questionar nada, até conhecer uma moça que o faz desafiar as convicções. O longa teve estreia em 19 de maio.
    Onde assistir: HBO

    https://www.youtube.com/watch?v=jLOPEd6ZN58

    No Ritmo da Sedução

    O filme que estreou em 26 de outubro se passa nas ruas de Camden Town, em Londres e narra a história de Simone (Michaela Coel, da série Chewing Gum), uma mãe solteira que em uma noite rara na cidade se apaixona pelo desconhecido Raymond (Arinze Kene). O longa é um musical com um novo olhar sobre a temática do amor.

    Onde assistir: Netflix

    Sorry To Bother You

    Ainda sem tradução para o português, a trama segue a vida de um atendente de telemarketing negro com problemas de auto-estima que descobre a chave para o sucesso comercial mesclando sua voz com a de um ator branco. O funcionário tem ascensão na empresa e acaba descobrindo o segredo dos chefes, o que o obriga a tomar uma grande decisão. A obra é o primeiro filme do rapper Boots Riley.

    Onde assistir: Sem informações

    As Viúvas  

    Um tiroteio deixa quatro criminosos mortos durante uma tentativa de assalto em Chicago. Suas viúvas, cheias de dívidas, decidem juntar forças e dar seu próprio golpe para garantir um futuro para suas famílias. O filme dirigido por Steven McQueen traz a telona a atriz Chyntia Erivo, que ganhou o Prêmio Tony: Melhor Atriz Principal em Musical, o ator Daniel Kaluuya, que protagonizou o suspense “Corra” e também participou do filme “Panteras Negras”, além da espetacular Viola Davis, que de acordo as críticas tem atuação de destaque no longa. 
    Onde assistir: Em cartaz em alguns cinemas do Brasil

    Marcelo Ricardo é repórter-estagiário do Portal Correio Nagô.

    Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleDiversidade é o elemento principal dos festejos natalinos de famílias negras
    Next Article CONTA QUE NÃO FECHA: Assassinato da vereadora Marielle Franco segue impune como o crescimento de homicídios contra população negra em 2018
    Paulo Rogerio

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.