Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»3º Fórum Negro de Arte e Cultura explora saberes afro referenciados
    Blog

    3º Fórum Negro de Arte e Cultura explora saberes afro referenciados

    Paulo RogerioBy Paulo Rogerio7 de março de 2019Updated:7 de março de 2019Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Com o tema “Xirê dos Saberes: (Re) Conhecer, Existir”, o 3º Fórum Negro de Artes e Cultura (FNAC) acontecerá no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos (IHAC), da Universidade Federal da Bahia, em Ondina, entre os dias 18 e 22 de março. O evento busca explorar a multiplicidade de saberes afro referenciados, a partir das artes em uma perspectiva filosófica e de outras linguagens.

    A festa dos orixás do candomblé chama-se “xirê”, e é o tomando como referência, que a terceira edição do FNAC estará fundamentada. Homenageando aos 75 anos do Teatro Experimental do Negro, de  Abdias do Nascimento, o evento terá apresentação do performer de Milsoul Santos, do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (IPEAFRO), do Rio de Janeiro, no dia 22/03.

    Abdias Nascimento. FOTO: Chester Higgins Jr.

    No dia 19/03, às 10h, o filósofo Renato Nogueira discutirá o tema Afroperspectividade, que busca formular conceitos recorrendo às tradições africana e afro-brasileiras. O artista plástico Emanuel Araújo, diretor do Museu AfroBrasil (SP), a antropóloga Ana Lúcia Lopes e o psicólogo Márcio Farias participarão da mesa de abertura, dia 18.

    Ao longo dos cinco dias de evento, o público terá acesso a oficinas, conferências, ciclo de leituras dramáticas, painéis de artes, cinema negro e lançamento de livro. Para participar do evento é preciso se inscrever pelo site www.even3.com.br/FNAC. O credenciamento presencial ocorrerá no dia 18 de março, das 8h às 16h, no Foyer do Teatro Martim Gonçalves mediante a doação de 1kg de alimento.

    Produções negras

    A montagem “Peles Negras, Máscaras Brancas”, abre as apresentações no palco do Teatro Martim Gonçalves, no Canela, no dia 18, às 19h. O espetáculo dirigido por  Onisajé (Fernanda Júlia) marca a história da Escola de Teatro da UFBA (ETUFBA), tendo a encenadora como a primeira mulher negra a dirigir um espetáculo da Cia de Teatro da UFBA. Com texto de Aldri Anunciação, a peça versa sobre a história do psicanalista da Martinica Franz Fanon em relação à contemporaneidade. Saiba mais sobre a montagem de Pele Negra, Máscaras Brancas.

    Foto: Adeloyá Magnoni

    O espetáculo de dança “Ziriguidum – Ideias Abertas para Tocar e Dança” acontecerá no dia 19, às 19h. Com direção coreográfica de Denny Neves, Bel Souza e Marilza Oliveira, em parceira com dançarinos, o espetáculo enaltece a cultura popular. Baseado na dança afro e em ritmos como frevo, maracatu, pagode e axé, além de músicas de massa que movimentam os corpos.

    O Coletivo AFRO(en)CENA, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) também fará sua apresentação no Teatro Martim Gonçalves, no dia 21, às 19h. Entre Áfricas, dores, ancestralidade, história e resistência, o espetáculo “Travessias…Ciclos Transatlântico” é uma tentativa de compreender quem são as pessoas afrodiásporicas no Brasil.

    Nos dias 21 e 22, o espetáculo “Afronte/Akolubee”, com direção de Thiago Romero e dramaturgia de Daniel Arcades, leva o público à Casa Rosada, aos Barris, às 19h. Na montagem, Thiago apresenta dois circuitos que se fundem para fundamentar uma ancestralidade de ‘bichas pretas’. A programação de espetáculos finaliza no dia 22, com a performance “Taxionomia” do ator e bailarino porto-riqueinho Javier Cadorna Otero.

    Resultado de luta

    Performance de Emo de Medeiros, artista do Benin ( Backlash, 2016)

    O FNAC é resultado do engajamento de estudantes e professores da ETUFBA diante dos enfrentamentos ao racismo institucional e o recalcamento dos conhecimentos afro-referenciados. O Fórum tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), da Pro-Reitoria de Ações Estudantis, da Pro-Reitoria da UFBA e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Essa terceira edição tem a coordenação de Alexandra Dumas, Licko Turle e Stênio Soares.

    Referências baianas como Antônio Olavo, Jaime Sodré, Lindinalva Barbosa (CEAO, Pós-Afro), Iraildes Nascimento, diretora da Escola Ilê Axé Opo Afonja; e artísticas, como Gabi Guedes e Nara Couto marcam presença na programação. Do continente africano, nesta terceira edição, o FNAC terá a presença de Emo Medeiros, artista e performer de Benin, e, Neo Muyanga, compositor e músico da África do Sul.

    NATA onisaje Performance Negra teatro experimental do negro teatro negro
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleCom tambores e baquetas em riste, mulheres reescrevem o feminino negro carnavalesco
    Next Article Programa sobre afro-empreendedorismo estreia na TV aberta da Bahia
    Paulo Rogerio

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.