Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»7 entre muitos heróis negros que você ainda vai conhecer
    Blog

    7 entre muitos heróis negros que você ainda vai conhecer

    Paulo RogerioBy Paulo Rogerio16 de fevereiro de 2018Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    16/02/2018 | às 17h

    O mundo fantástico dos quadrinhos não é capaz de escapar da realidade racista das sociedades,  e sempre representou os negros de forma estereotipada, em segundo plano e muitas vezes degradante. Porém escritores negros como Dwayne McDuffie conseguiram furar esse bloqueio e fazer história com personagens negros, neste contexto cujo a figura tradicional do super herói sempre foi o homem branco que salva o dia. Com a estreia do tão aguardado Panteras Negras, da Marvel, a equipe de super heroínas do CN preparou uma lista para você conhecer alguns super heróis negros dos HQS e se inspirar ainda mais:

    1) Pantera Negra

    Coincidentemente o primeiro super herói preto foi o Pantera Negra, soberano de um reino africano tecnologicamente desenvolvido, chamado Wakanda e também protagonista do filme “Panteras Negras” que estreou ontem (16) no Brasil. O herói estreou em 1963 como coadjuvante do Quarteto Fantástico. Recentemente o cantor Emicida fez uma música de mesmo nome, com uma super letra que cruza a história do rapper com a do soberano. Da-lhe representatividade!

    Marvel Studios’ BLACK PANTHER..Black Panther/T’Challa (Chadwick Boseman)..Ph: Film Frame..©Marvel Studios 2018

    2)  Lanterna Verde

    Todos conhecemos e amamos o Lanterna Verde e seu anel do poder mas o que o mundo só descobriu em 2006 sobre sua criação, é que diferente da história conhecida, do acidente de trem que trouxe os poderes do personagem, um dos criadores revelou a origem da lanterna vinda de um velho índio. Apesar da primeira aparição ter sido em 1940, somente depois de modificações o herói verdinho se torna negro.

    3) Super Choque

    O famoso Super Choque foi uma das criações de Dwayne McDuffie e só ganhou repercussão mesmo quando virou série animada de TV. Virgil Hawkings foi  um personagem do selo Milestone Media, uma editora licenciada da DC Comics, onde todos os protagonistas e a maior parte do elenco é negro. O garoto elétrico e outros Milestone Comics atuaram na revista SuperBoy, entre 1995 e 1996, mas ele ganhou o público por todo contexto juvenil problemático e os coadjuvantes ricos e bem construídos, como sua irmã e seu melhor amigo branco.

    4) Misty Knight

    É uma personagem de resistência. Uma policial de Nova Iorque que durante um assalto perde o braço direito por conta de um bomba, o que faz ela ganhar um braço biônico, do seu amigo Tony Stark, trazendo super força para a gilr power. A grande amiga Colleen Wing foi essencial na sua recuperação e juntas criaram uma agência de investigação privada chamada Filhas do Dragão. Eram frequentes as colaborações entre elas e os Heróis de Aluguel de Luke Cage e Punho de Ferro.

    5) Raio Negro

    Esse foi o primeiro super-herói afro-americano a ter a sua própria HQ solo. Raio Negro tem o poder de criar e manipular campos eletromagnéticos e usar eletricidade de várias formas, além de outros super poderes relacionados com a eletricidade. Ele é da DC Comics e rejeitou fazer parte da Liga da Justiça de forma efetiva, pois decidiu cuidar dos crimes menores na sua cidade, como o tráfico de drogas. Jefferson Pierce é professor e um antigo atleta olímpico, que virou um super-herói quando um dos seus alunos foi assassinado por um grupo criminoso. Recentemente Raio Negro ganhou uma série na Netflix, com seu nome.

    6) Tempestade

    Tempestade foi o primeiro membro negro dos X-Men, e dona de uma história e personalidade poderosa. Por fazer parte de uma linhagem de sacerdotisas e pelo seu poder mutante de manipular o clima, Ororo foi venerada como deusa da chuva por algumas tribos africanas, mas esta abdicou a divindade para salvar o mundo junto aos X-Men. Entre as personagens negras mais famosas dos quadrinhos e uma das melhores líderes dos X-Men, Tempestade é muito poderosa, podendo fazer nevar, chover, trovejar, criar furacões, entre outros fenômenos meteorológicos.

    7) Cyborg

    Ciborg foi um dos fundadores da Liga da Justiça e um famoso membro dos Jovens Titãs. Victor Stone nunca sonhou ser um super-herói mas uma invasão alienígena o levou a esse caminho,apesar de tê-lo deixado entre a vida e a morte também. O acidente intergaláctico foi um raio energético que desfez seu corpo quase por completo, mas Victor foi salvo por seu pai que reconstruiu o filho, como um homem-maquina. Cyborg tem vários poderes, como transformar seu braço biônico em armas, se comunicar e manipular formas de tecnologia, e sua maior kriptonita é o medo de perder toda sua humanidade.

    Museu dos Super-heróis Negros?

    O The Museum of Black Superheroes  é um museu online com diversos artigos, galerias de imagens e biografias de personagens pretos das histórias de quadrinhos, desenhos animados, videogames e seriados de TV. Tem mais de 20 anos e disponibiliza histórico dos primórdios do gênero às criações mais recentes.

    Beatriz Almeida é repórter-estagiária do Portal Correio Nagô.

    Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo.

     

     

     

     

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticlePantera Negra: um verdadeiro culto à nossa ancestralidade
    Next Article Universidade promove série de debates sobre diversidade social, racial e de gênero
    Paulo Rogerio

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.