Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Revista»Pesquisa da FGV e D3 aponta para oportunidades para captação de recursos
    Revista

    Pesquisa da FGV e D3 aponta para oportunidades para captação de recursos

    adminBy admin4 de abril de 2013Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    doacoesRedação Correio Nagô* – Uma pesquisa recentemente divulgada aponta oportunidades para o aumento na captação de recursos para Organizações da Sociedade Civil (OSC’s). O resultado deste trabalho executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e encomendado pela Articulação D3 (Diálogo, Direitos e Democracia), que reúne instituições como Abong, Fundação WK Kellogg, Fundo Baobá para Equidade Racial, Instituto C&A e Fundação Avina, está sendo apresentado oficialmente nesta quinta-feira (4) durante o seminário “Arquitetura Institucional de Apoio às OSC’s”, em São Paulo.

    Uma das considerações é a de que 17 milhões de brasileiros (9% da população) façam doações individuais para entidades, totalizando cerca de 5,2 bilhões de recursos doados ao ano. Além disso, quando considerado o apoio feito diretamente a pessoas ou comunidades necessitadas, sem passar formalmente por nenhuma entidade, o percentual da população que realiza doações pode chegar a 70%.

    A estimativa é que cerca de 80% do valor dessas doações são destinadas para conhecidos, pessoas ou comunidade próximas, e, apenas 20% são destinadas a 290 mil fundações e associações sem fins lucrativos (último levantamento da Fasfil do IBGE), sendo que desse grupo, 42 mil são voltadas para a defesa de direitos – foco da pesquisa.

    “Por isso, existe a necessidade de estudar formas de comunicação entre as OSC’s e a população para que esses recursos sejam destinados as suas causas e, assim, aumentar o número de arrecadação das OSC’s”, destaca a Articulação D3.

    Outra oportunidade para captar recursos é a criação de Fundos capazes de elaborar indicadores de performance e realizar um acompanhamento consistente dos projetos apoiados. Exemplo disso é o Fundo Baobá para Equidade Racial, que atua no Brasil desde 2011 apoiando projetos pró-equidade racial de OSCs afro-brasileiras.

    “Elaborar um plano de ação, trabalhar com transparência e critérios éticos para a escolha de projetos, é fundamental para conquista de recursos financeiros”, afirma Athayde Motta, diretor executivo do Baobá.

    Para mapear o cenário de financiamento das organizações, a pesquisa realizada pelo CEAPG-FGV em parceria com a D3 foi dividida em quatro eixos: Cooperação Internacional, Novos Formatos, Recursos Públicos e Investimento Social Privado (ISP).

    De acordo com a Pesquisadora do CEAPG-FGV, Patricia Mendonça, os principais entraves estão relacionados com a burocracia governamental, acesso aos recursos corporativos, que preferem os assuntos relacionados à educação, saúde, entre outros temas, além da falta de incentivo por parte das pessoas físicas. “Garantir o funcionamento e investimento das OSC’s significa assegurar a luta pelos direitos humanos, igualdade, liberdade, atenção a grupos vulneráveis e outros”, afirma Patricia.

    A Articulação D3 – Constituída em 2009, a Articulação D3 (Diálogo, Direitos e Democracia) é composta por um grupo de organizações não-governamentais, institutos e fundações privadas nacionais, agências de cooperação internacional bilaterais e multilaterias. Seu objetivo é sensibilizar e articular representantes de distintos setores – social, empresarial e governamental – para construir uma estratégia conjunta voltada à sustentabilidade das organizações da sociedade civil, bem como ao aprimoramento da influência dessas organizações sobre políticas relacionadas às áreas em que atuam.

    Baobá – Criado em 2011 e com sede em Recife (PE), o Fundo Baobá para Equidade Racial é uma organização sem fins lucrativos e tem como objetivo mobilizar pessoas e recursos no Brasil e no exterior para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras.

    O Fundo Baobá também promove uma agenda para estimular a filantropia para a justiça social no país, baseada nos princípios de efetividade, transparência e ética. A Fundação Ford e a Fundação Kellogg são as duas mantenedoras da entidade. A Fundação Tides, o Synergos e o Africare também são parceiros do Fundo Baobá.

    A ideia que deu origem ao Fundo Baobá surge em 2008 com a decisão da Fundação Kellogg em deixar o Brasil até 2012. Intelectuais e ativistas afro-brasileiros foram convidados pela Fundação para discutir alternativas para a sustentabilidade das OSCs afro-brasileiras e a criação de um legado, a ser deixado pela Fundação, para apoiar o trabalho destas organizações no país.

    *Com informações da assessoria do Fundo Baobá

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleEntrevista com a ministra Luiza Bairros
    Next Article Olívia Santana conversa com o CORREIO NAGÔ sobre Mercado de Trabalho
    admin

    Related Posts

    Futurismos Ladino Amefricanas lança revista online como recurso-memória em mensagem ao futuro do Brasil

    23 de março de 2021

    REVISTA LAROYÊ

    25 de fevereiro de 2021

    Fotógrafo baiano busca ajuda para preservar importante acervo da memória negra

    9 de novembro de 2018

    Incêndio destrói Terreiro de Candomblé, em Brasília

    27 de novembro de 2015

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.