Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Festival Afro Futurismo
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»Lançamento do livro ‘Contemporaneidades Periféricas’ ocorre 09/10
    Blog

    Lançamento do livro ‘Contemporaneidades Periféricas’ ocorre 09/10

    Paulo RogerioBy Paulo Rogerio26 de setembro de 2018Updated:26 de setembro de 2018Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    26/06/2018 | às 9h17

    Por outra crítica da literatura brasileira. Esta foi a inquietação que fez o poeta e pesquisador do bairro da Liberdade, Jorge Augusto, capitanear o livro ‘Contemporaneidades periféricas’. O lançamento será dia 09 de outubro, no Auditório do PAF 3 da UFBA/Ondina, às 18h30. A entrada será gratuita.

    A audaciosa proposta de ‘Contemporaneidades periféricas’ não se resume a ser um mero livro de críticas, mas indica outras bases para a própria crítica. “O livro busca aproximar noções de tempo e território, demonstrando como, em certos usos da crítica, existe uma reprodução do ponto de vista eurocêntrico como base da teoria da literatura brasileira. O que se propõe no livro é uma pluralidade de olhares sobre a nossa literatura”, explica Jorge Augusto.

    A coletânea reúne cerca de 20 ensaios organizados por ele, conta com orelha da pesquisadora e professora Eneida Leal Cunha e do ensaísta e poeta Ronald Augusto, e busca discutir teoricamente uma geração de escritores, como Lívia Natália, Lande Onawale, Fábio Mandingo e Alex Simões.

    A publicação destaca, ainda, uma geração de críticos que vem repensando e propondo novas bases teóricas para a compreensão dos textos negros, periféricos, feministas e marginais, como os professores: Henrique Freitas, Denise Carrascosa, Silvio Roberto Oliveira, Suzane Lima, e Florentina Souza, além de apresentar ao público, uma potente e nova geração de críticos, como Maria Dolores Rodrigues, Jober Pascoal e Silvana Carvalho, entre outrxs. 

    Para Eneida Leal Cunha, o ‘Contemporaneidades periféricas’ deve ser lido, como enxurrada que flui das margens e pelas margens. “Contra aquela corrente dominante, os autores que compõem esta coletânea plural querem escrever com o vigor e a energia corporal e territorial do que se constitui nas bordas”, comenta. Ou, como diz Jorge Augusto, “o contemporâneo estaria justamente no que ficou de fora da tradição”.

    ‘Contemporaneidades periféricas’ é o primeiro de uma série de três livros sobre crítica literária e contemporaneidades. A coleção, editada pela Editora Segundo Selo, visa afirmar outras leituras sobre o contemporâneo que surgem em contextos não centrais da literatura nacional. Aqui, o contemporâneo está em diálogo com as produções de grupos e territórios subalternizados nas relações de poder que constroem a ideia do nacional e o campo literário no Brasil.

    Evento de lançamento e pré-venda do livro

    Realizado pela Editora Organismo, com apoio da Editora Segundo Selo e do grupo de pesquisa Rasuras/UFBA, contará com a presença dos ensaístas que compõem o livro. Na programação, haverá ainda duas mesas de debates sobre o contemporâneo e a crítica literária, compostas por poetas e teóricos presentes no livro: a primeira mesa conta com os intelectuais Denise Carrascosa, Henrique Freitas, Ana Rita Santiago e Jorge Augusto; a segunda será composta pelos poetas Lande Onawale, Rita Santana e Alex Simões, com mediação da pesquisadora Luciana Moreno. Os participantes receberão certificados, no local.

    Os interessados em adquirir a coletânea podem aproveitar o preço promocional de R$60 na pré-venda, solicitando por e-maileditorasegundoselo@gmail.com, pela página da editora no Facebook.com/editorasegundoselo,  ou pelo telefone (71) 98867-0244. 

    Sobre o poeta e pesquisador Jorge Augusto –  Soteropolitano, do bairro da Liberdade. Doutorando em Literatura e Crítica da Cultura – UFBA, onde integra a coordenação do grupo de pesquisa Rasuras. Atua como pesquisador na área de Literatura Brasileira, nas áreas de decolonialidade, modernismo brasileiro e literatura negra.  Foi docente na UFBA, no Instituto de Humanidades Artes e Ciência, na UNEB, curso de Letras, na UNIFACS e UNEB, como professor de pós-graduação. Hoje, integra o corpo docente do IFMA. Atua também como editor, coordenando a coleção de poetas baianos inéditos e a coleção de poesia Contemporaneidades Periféricas. Publicou poemas nos livros ‘Antilogia’ – organização de coletânea entre poetas de Bahia e São Paulo, 2011, nas coletâneas ‘O diferencial da favela’, e na ‘Enegrescências’, essa pela Editora Ogum´s Toques. Tem poemas em revistas virtuais como Diversos afins, Germina Literatura entre outras. Possui textos publicados em jornais e revistas como: Revista Cronópios, Bahia Notícias e SUL21.

    Sobre a Editora Organismo – Criada em 2013, propõe com seus projetos uma cartografia ético-estética das cenas contemporâneas da literatura brasileira. Já lançou diversos poetas de Salvador e publica, desde 2016, a revista homônima de literaturas brasileiras contemporâneas ‘Organismo’.

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticlePaulo Petri é único negro pré-candidato ao Conselho Seccional da OAB-RS
    Next Article “A emancipação do negro e da negra no Brasil está se dando através da escrita”
    Paulo Rogerio

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.