A cineasta baiana Viviane Ferreira foi escolhida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para ser a nova diretora-presidente da Spcine. Viviane, que é especialista em políticas do setor audiovisual pela Universidade de Brasília (UNB) e advogada com atuação voltada para o direito público. Ela pretende dar continuidade ao trabalho de Laís Bodanzky, diretora-presidente desde fevereiro de 2019, fomentando políticas públicas para o setor audiovisual.

Ao longo de sua trajetória, tem desenvolvido trabalhos voltados para políticas públicas e modelos de negócio do audiovisual, cinemas e audiovisuais negros, direitos humanos e direito cultural.
Nascida em Lauro de Freitas, em 1985, e criada em Salvador, na Bahia, a cineasta vive em São Paulo há mais de uma década. Ela dirigiu o longa-metragem Um Dia Com Jerusa (2020), o documentário Pessoas – Contar Para Viver (2019) e o curta O Dia de Jerusa (2014), que esteve na seleção de festivais internacionais como de Cannes e de Roterdã. Viviane também foi presidenta do Comitê Brasileiro de Seleção do Oscar 2021, da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.