Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»Neste sábado (17), Sara Abreu apresenta show online de lançamento do EP “De Rio A-Mar”
    Blog

    Neste sábado (17), Sara Abreu apresenta show online de lançamento do EP “De Rio A-Mar”

    Gilvan ReisBy Gilvan Reis15 de julho de 2021Updated:15 de julho de 2021Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A artista Sara Abreu realiza neste sábado (17), às 17h, o show online de lançamento do seu EP De Rio A-Mar. O espetáculo, que tem transmissão pelo canal do YouTube da artista, acontecerá no espaço cultural Casa da Mãe, localizado na orla do Rio Vermelho, em Salvador (BA), em frente à Casa de Iemanjá.

    sara_abreu_foto_ze_livera3p.jpg
    Foto: Zé Liveira

    O acesso ao show é livre e aberto às contribuições voluntárias do público. As opções de contribuição e informações sobre o evento estão disponíveis no Sympla.

    As músicas de Sara revelam a perspectiva de uma mulher de origem mineira em seu desabrochar em terras baianas, trazida pelo amor ao mar e à Capoeira Angola, cuja arte se dedica há 20 anos. Na cidade de Salvador, mergulha nas matrizes africanas, nos ritmos nordestinos, no samba e em sua ancestralidade, envolvendo-se nos movimentos de mulheres capoeiristas e sambistas e se afirmando como mulher-artista-feminista.

    A relação com a Bahia começou na adolescência, frequentando as praias do Sul da Bahia, atraída tanto pelas belezas naturais como pelo forró. Já a cidade de Salvador Sara conheceu em 2001, tendo a capoeira como ponte, quando a artista, então com 17 anos, veio participar de um evento de capoeira organizado pelo Mestre Lua Rasta na Ilha de Itaparica. “Depois me iniciei na Capoeira Angola e comecei a alimentar o desejo de vir morar em Salvador, perto do mar e da musicalidade tão rica desta terra, num momento em que eu já me desenvolvia na arte da percussão, tocando pandeiro, triângulo e berimbau, e nutria o interesse de pesquisar ritmos brasileiros”, conta.

    No show, a cantora, compositora e instrumentista toca violão de 7 cordas, acompanhada da percussionista Poliana Coelho e do flautista Tito Fukunaga. O repertório é todo banhado na poética das águas, mescla sonoridades baianas e mineiras e ritmos da cultura popular afro-brasileira, como samba, baião e ijexá.

    A apresentação inclui músicas autorais de Sara – tanto gravadas no EP quanto outras inéditas – como canções de artistas consagrados, como Dorival Caymmi e Mateus Aleluia, da Bahia, Fernando Brant e Milton Nascimento, de Minas Gerais. Traz também composições de artistas baianxs da nova geração, como Tito Fukunaga e Juliana Ribeiro, além de sambistas como Ederaldo Gentil e Teresa Cristina.

    O show tem participação especial das integrantes do Samba das Cumades – Rayra Mayara (cavaquinho), Dani Amoroso e Lalá Evangelista (percussão). Participam ainda, de forma virtual, a violonista baiana Jana Vasconcellos, o violonista Zé Livera e a Mestra de Capoeira Angola Janja Araújo, no berimbau e voz no samba “Marias Capoeiras”, que homenageia mulheres negras capoeiras, valorizando a luta dessas mulheres historicamente invisibilizadas. Assim, fica sendo majoritária a participação de mulheres no projeto, desde a produção e gravação do EP até o show, em um movimento de valorização do fazer feminino e das culturas afro-brasileiras e nordestinas.

    Sobre o EP – O EP De Rio A-Mar foi lançado em 28 de maio deste ano nas principais plataformas de música, com seis faixas autorais, sendo cinco músicas inéditas e uma faixa-bônus (o single Amor pra Navegar), lançado em 2020 e premiado em 2º lugar pelo Festival Música Mundi.

    O EP conta com a participação de nove mulheres musicistas com importante atuação na cena musical e cultural de Salvador, como a violonista Jana Vasconcellos na música Inverno em Salvador (única faixa com arranjo de voz e violão), a multi-instrumentista Aline Falcão, que gravou a sanfona na música Pé de Vento (uma mistura entre baião e ijexá) e a percussionista Poliana Coelho, que participou da maioria das músicas. As integrantes do grupo Samba das Cumades participam nas duas faixas de samba.

    O EP foi gravado no estúdio de Duarte Veloso, mixado e masterizado por Dinho Filho e distribuído pela Tratore. A gravação do EP “De Rio A-Mar” teve o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

    SERVIÇO:

    Show Online de Lançamento do EP “DE RIO A-MAR”, da artista Sara Abreu

    Quando: Sábado, 17 de julho de 2021, 17h

    Onde: Youtube.com/saraabreu

    Link do clipe Amor pra Navegar.

    Contribuição e informações: 

     Parceria: Espaço Cultural Casa da Mãe (Local da transmissão do Show).

                   Redes Socias:

    ●     Instagram: https://www.instagram.com/sara.abreumusica/

    ●     Facebook: https://www.facebook.com/saraabreumusica

    ●     Youtube: www.youtube.com/saraabreu

    disco rio a-mar sara abreu
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleMusical infantojuvenil “Zumbindo” estreia virtualmente no dia 16 de julho
    Next Article Dupla “Cocriadoras” lança websérie musical com artivistas baianas
    Gilvan Reis

    Related Posts

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Clássico de Abdias Nascimento para o teatro ganha nova edição com texto definitivo

    14 de julho de 2022

    Markos Hawk faz declaração de amor em novo clipe “Eu Sinto Saudade”

    14 de julho de 2022

    Tássia Reis celebra Alcione e seus 50 anos da carreira em show no SESC Santana

    11 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.