Redação Correio Nagô – A partir das 19h desta quarta-feira (5), uma sessão especial da Câmara Municipal de Vereadores de Salvador vai prestar uma homenagem à publicação do Caderno Especial da Consciência Negra, produzido pelo jornal A Tarde.
(Foto: Agência A Tarde)
“É muito importante manter durante 10 anos uma publicação de valorização do negro no que diz respeito não só da cultura, história, participação política como outros aspectos como a economia. É um caderno premiado nacionalmente”, destacou ao Portal Correio Nagô a vereadora Olívia Santana (PCdoB), responsável pela sessão especial em parceria com o vereador Gilmar Santiago (PT).
Distribuído no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o caderno anual foi resultado, segundo informações da Câmara Municipal, de uma conversa entre a jornalista Cleidiana Ramos, editora do caderno, e a doutora em educação e ebomi do Ilê Axé Opô Afonjá, Vanda Machado.
“Quem está produzindo esse caderno está conseguindo contribuir com uma nova abordagem do negro. É uma conquista simbólica. Estamos prestando essa homenagem porque não foi um projeto pontual. Completou uma década num jornal que acabou de fazer 100 anos”, complementou a vereadora.
Ainda de acordo com informações da Câmara Municipal, as edições temáticas do Caderno Especial da Consciência Negra têm alcançado destaque em prêmios de jornalismo. “Qual a sua Cor?” e “Sou de Santo e Raça” foram finalistas da categoria regional do Prêmio Embratel nas edições 2004 e 2007. “Produtores de Owó” venceu o Prêmio Banco do Nordeste nas categorias Regional I e Nacional de Mídia Impressa e “Epo Pupa” foi finalista da edição deste ano do Prêmio Abdias Nascimento, na categoria Mídia Impressa.