Redação Correio Nagô – Com apenas 16 anos, um adolescente de Serra Leoa que, três anos antes tinha criado baterias e geradores utilizando materiais encontrados no lixo e próximo das casas em que vivia, é a pessoa mais jovem na história a ser convidada para o Programa de Visitação Profissional do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos mais destacados centros de tecnologia do mundo, segundo informações portal Terra.
De acordo com a reportagem, o jovem se chama Kevin Doe e é um engenheiro totalmente autodidata e vem encantando os especialistas. As informações são do Huffington Post.
Na comunidade em que vive em Serra Leoa, Doe administra uma rádio própria. Através dela, ele transmite jogos, notícias e música. “A rádio é alimentada por um gerador criado a partir de um estabilizador de tensão que estava se deteriorando. O garoto criou também uma bateria para levar energia às casas da região onde mora”, destaca a reportagem.
“A luz vem uma vez por semana, e no resto do mês, escuro”, disse ao Terra o adolescente, que criou a bateria para iluminar a comunidade nos momentos em que não havia energia.
O adolescente foi descoberto pelo MIT durante um salão de inovação internacional realizado em Serra Leoa. As habilidade de Doe foram reconhecidas pelo doutorando David Sengeh. “É muito inspirador. Ele criou um gerador porque precisava”, disse.
“Em setembro, ele participou de uma feira de inventores em Nova York e participou de um painel com outros quatro jovens americanos. Agora, Doe será um profissional residente no MIT e um expositor convidado em Harvard. Ele deve levar esse conhecimento de volta à sua comunidade”, complementa a reportagem. “Tudo que eu aprender aqui vou compartilhar com meus amigos, colegas e entes queridos”, disse.
Com informações do portal Terra