O Canadá dá mais um passo rumo a diversidade no poder. Depois de ter escolhido a sua primeira Governadora Geral (mais alto cargo da nação) de origem hatiana, a ex-jornalista Michele Jean, o país acaba de nomear, em sua mais famosa província autônoma, o Quebec, um novo ministro da cultura, também negro e de origem camaronesa.
Maka Kotto, tem 51 anos, nasceu em uma família de imigrantes e com essa nomeação entra para a história sendo o primeiro ministro de origem africana no Quebéc, região que tem a maioria da população falante da língua francesa.
Antes de sua ascensão ao cargo de ministro, ele foi porta-voz da oposição oficial de cultura e de comunicação desde janeiro de 2009.
Há pouco tempo o Quebec também fez história ao eleger Pauline Marois do Parti Québécois como a primeira mulher primeira-ministra na história do Quebec e trigésima pessoa a ocupar esse cargo. Kotto, que antes de entrar para a política trabalhou como ator, interpretou o papel de Joseph Kasavubu no famoso filme “Lumumba”.
Como Ministro da Cultura e das Comunicações, Maka Kotto tem como responsabilidade promover influência da cultura Quebecois, sobretudo por pertencer a um partido de cunho separatista, além de gerenciar o orçamento para a cultura e as comunicações da província.
Para saber mais sobre a política no Quebéc, leia no CORREIO NAGÔ – blog Antena Global de Antônio Carlos Ferreira, o artigo Quebec, um novo país para o mundo? http://www.blogs.correionago.com.br/acferreira/
Foto – http://www.camer.be