Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»CONCEIÇÃO EVARISTO: “Vou me candidatar sim à Cadeira 7”
    Blog

    CONCEIÇÃO EVARISTO: “Vou me candidatar sim à Cadeira 7”

    Paulo RogerioBy Paulo Rogerio1 de junho de 2018Updated:2 de junho de 2018Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    FOTO: Joyce Melo
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    01/06/2018 | às 20h38

    Na última terça-feira (29), a escritora mineira Conceição Evaristo foi ovacionada no Teatro Castro Alves, em Salvador, ao revelar que vai se candidatar à cadeira de número 7 da Academia Brasileira de Letras, antes ocupada pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos.

    “Quando a gente entende que todos os lugares são nossos…é por esse entendimento que eu vou me candidatar sim à Cadeira 7. Agradeço a Salvador porque um dos primeiros manifestos de apoio surge aqui, justamente com a abaixo-assinado da professora Denise Carrascosa e com a Dayse Sacramento”, anunciou a escritora na terceira edição do evento Mulher com a Palavra. Falando de feminismos, Conceição Evaristo dialogou com a rapper paranaense Karol Conká, sob a mediação da jornalista e apresentadora baiana Rita Batista.

    ASSISTA AQUI A TRANSMISSÃO FEITA PELA TVE BAHIA DO EVENTO MULHER COM A PALAVRA 
    Apesar de escrever desde a infância, Conceição Evaristo só começou a publicar seus textos com 44 anos, nos Cadernos Negros em 1990. A partir do que denominou de “escrevivência”, lançou um olhar sensível e pertencente às dores e alegrias dos personagens, trazendo a profundidade das questões que englobam a vida das pessoas negras, sobretudo as mulheres negras. Foi homenageada da 34ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural e vencedora do prêmio Jabuti na categoria Contos e Crônicas em 2015, com o livro “Olhos D’Água”. A autora escreve romances, contos e poemas que dão conta da lacuna deixada pela literatura brasileira às mulheres negras.

    #ConceiçãoEvaristoNaABL

    Com quase 20 mil assinaturas, um abaixo-assinado online, proposto pelo coletivo Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras. pressiona a Academia Brasileira de Letras, para que Conceição Evaristo ocupe a Cadeira 7. A meta é chegar a 25 mil assinaturas.

    “Esta é uma campanha pela ocupação da cadeira de número 7 da Academia Brasileira de Letras pela intelectual negra que conheceu a escravidão desde sua linhagem ancestral e em seu corpo de mulher afrobrasileira que escrevive suas tragédias e potências contemporâneas cotidianas”, diz texto da petição assinada pela professora da Universidade Federal da Bahia, Denise Carrascosa.

    FOTO: Joyce Melo

    “Conceição Evaristo é uma escritora com envergadura suficiente para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Seu nome apareceu – pela primeira vez- em minhas leituras com Cadernos Negros, nos idos anos de 1990. Ali já ecoavam vozes ancestrais do passado e de sua ascendência (e minha) sobre a vida das mulheres negras no Brasil. Desde então ela deu segmento a uma robusta produção (seis livros publicados, virou tema de exposição e ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro de contos), por isso merece sim ocupar a Cadeira de número 7 na Academia Brasileira de Letras,” atesta a professora de língua portuguesa Nelma Silva.

    “Ter Conceição Evaristo na Academia Brasileira de Letras não é uma honra para nós. Na minha visão, não está nem nessa lógica de uma reparação racial ou de gênero, é muito maior do que isso. É devolver à Academia a sua vocação literária, é recuperar a memória do seu fundador Machado de Assis, um escritor negro, o maior escritor de prosa do País. A entrada de Conceição seria uma honra para a Academia”, argumenta a poeta e escritora baiana Lívia Natália.

    “A nossa escrevivência não pode ser lida como história de ninar os da casa-grande, e sim para incomodá-los em seus sonos injustos” – Conceição Evaristo

    Para a escritora e mestra em Museologia pela Universidade Federal da Bahia, Joana Flores, pensar em Conceição Evaristo na Academia Brasileira de Letras, “é um retorno sobre o quanto essa escritora de pele preta vem fortalecendo as narrativas negras. Ela é esse passo a frente, mas muito atrasado, para que nós, escritoras negras, acreditemos que nossas escritas são compreendidas dentro desse lugar clássico”.

    O NÃO LUGAR NEGRO NA ABL

    O não lugar dado à literatura negra reflete na pouca presença de escritores e acadêmicos negros na ABL.

    “A Academia Brasileira de Letras é uma instituição que nunca se dedicou a pensar nossa literatura [literatura negra] e nos reconhecer enquanto literatura. Ela reduplica na sua própria formatação uma lógica de literatura erudita que tem vários preconceitos e violências de base com as minorias. E ocupar esse lugar é uma forma de rasurar a estrutura que está imposta, é um gesto de demarcação de espaços, por que é necessário estar dentro da estrutura para abalar,” reforça a escritora de Sobejos do Mar, Lívia Natália.

    TEXTO: Donminique Azevedo é editora e Beatriz Almeida, repórter-estagiária, ambas do Portal Correio Nagô.

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleGuia oferece orientação a pessoas trans que adequaram nome e gênero
    Next Article PERIFERIA CRIATIVA: Sarau reúne arte e cidadania no bairro de Santa Cruz
    Paulo Rogerio

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.