Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»Cultura»Conheça os vencedores do Prêmio “Sim à Igualdade Racial” 2022
    Cultura

    Conheça os vencedores do Prêmio “Sim à Igualdade Racial” 2022

    Alice SouzaBy Alice Souza7 de junho de 2022Updated:7 de junho de 2022Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O Prêmio Sim à Igualdade Racial 2022 – apresentado pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) e o Mover – premiou, na noite de sábado (28), os principais nomes e instituições que atuam em prol da igualdade racial no Brasil dentro dos pilares: cultura, educação e empregabilidade.  

    Jorge Aragão (Foto: Shouriço)

    Com transmissão pelo canal Multishow, o evento reuniu Xamã, Jorge Aragão, Preta Gil, Karol Conká, Ícaro Silva, entre outros nomes potentes. Houve também uma homenagem à Elza Soares – que morreu no início de 2022 aos 91 anos – conduzida por Larissa Luz, artista que interpretou e emocionou o público no musical “Elza”.  

    Um dos destaques da premiação, foi o musical-manifesto “Resistência Preta”, idealizado pelo diretor artístico Rodrigo Pitta e pelo percussionista Marivaldo dos Santos, um dos criadores do sucesso off Broadway, STOMP. O número, apresentado nas vozes de WD, IZRRA e Ruby, três cantores negros da nova geração, põe em pauta a trajetória de negros e indígenas brasileiros no sistema educacional do Brasil. 

    Já o ponto alto cerimônia ficou com a parceria inusitada entre os cantores Jorge Aragão e Xamã. A dupla apresentou a canção “Coisa de Pele” e Xamã trouxe para o palco seu hit “Malvadão”.   

    Os vencedores foram escolhidos por um conselho julgador formado por nomes como o da cantora Teresa Cristina, da deputada estadual Erica Malunguinho, da apresentadora Eliana e da influenciadora digital Pequena Lô. Os ganhadores levam para casa o troféu “Mad World”, do artista plástico Vik Muniz, além de serem contemplados com R$ 3 mil reais para fortalecer seus projetos, apoiar uma instituição ou, até mesmo, realizar algum objetivo pessoal.  

    Veja a lista com os vencedores:  

    PILAR CULTURA 

    Raça em Pauta 

    Pessoas que pautam com frequência e relevância assuntos de temática racial. Podem ser jornalistas, colunistas, produtores de conteúdo, apresentadores, de qualquer cor ou raça. 

    Mano a Mano: podcast apresentado pelo rapper Mano Brown que tem o objetivo de ampliar a visão e o debate, trazendo diversidade de ideias e pensamentos com profundidade e respeito.

    Arte em Movimento 

    Cantores, produtores culturais/musicais e artistas negros e indígenas que geram impacto social com o seu trabalho e relevância para o seu grupo racial. 

    Jeferson De: roteirista e diretor de curtas premiados, Jeferson nasceu em Taubaté e estudou cinema na USP, onde foi bolsista da FAPESP com a pesquisa: “Diretores Cinematográficos Negros”. Em 2000, publicou o manifesto “Dogma Feijoada”. 

    Destaque Publicitário 

    Agências e empresas que produzem peças e filmes que tratam da temática racial e indígena. As peças deverão ter sido lançadas em 2021. 

    Avon/Wunderman Thompson: campanha OLHA DE NOVO #AvonTaOn. 

    Influência e Representatividade Digital  

    Influenciadores digitais negros e indígenas, sejam eles youtubers, blogueiros, instagrammers, tiktokers, facebookers ou expoentes das demais redes sociais.   

    Txai Suruí: da etnia paiter-suruí, Txai é ativista e criou o movimento da Juventude Indígena de Rondônia no início de 2021. A jovem é a primeira de seu povo a cursar direito. 

    PILAR EDUCAÇÃO 

    Intelectualidade 

    Grandes pensadores, escritores, doutores e estudiosos negros e indígenas sobre a temática racial. 

    Ailton Krenak: líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional. 

    Inspiração 

    Pessoas negras e indígenas que, por meio do seu trabalho, inspiram outros negros e indígenas a criarem narrativas. Esta categoria também tem o objetivo de homenagear grandes nomes que se tornaram referência de representatividade no Brasil, independentemente da área de atuação. 

    Joênia Wapichana: advogada e a primeira mulher indígena a exercer a profissão no Brasil. Joênia é deputada federal desde 2019. 

    Educação & Oportunidades  

    Iniciativas que buscam promover a Igualdade Racial por meio da educação, criando formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado. 

    Associação UniFavela – Semeando o Ensino Popular: organização que desenvolve um trabalho político-pedagógico antirracista, por meio da dinâmica de pré-vestibular. 

    PILAR EMPREGABILIDADE  

    Comprometimento Racial 

    Empresas que possuem práticas em prol da equidade racial, desde programas internos e grupos de trabalho até posicionamentos perante o público externo. 

    Ambev: empresa brasileira dedicada à produção de bebidas. Em 2020, a organização assumiu 13 compromissos para ajudar a promover a igualdade racial em seu ecossistema. A companhia anunciou que mais do que dobrou a sua meta anual para promoção e contratação de lideranças negras em 2021. 

    Liderança 

    Pessoas negras e indígenas que possuem status de liderança em suas áreas de atuação e são referência para o mundo corporativo. 

    Mônica Marcondes: é economista, advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP.  Atualmente atua como Especialista Executiva de Investimento no Santander e membro do board do Instituto Adus.  

    Trajetória Empreendedora 

    Empreendedores negros e indígenas que possuem negócios inspiradores e de sucesso e que geram impacto no seu grupo racial. 

    Watatakalu Yawalapiti/MMTIX: a ATIX-Mulher é um setor de atenção à causa da mulher xinguana e tem como sua base de apoio o Movimento de Mulheres do Xingu (TIX). A ATIX-Mulher é parte da estrutura orgânica da ATIX-Associação Terra Indígena Xingu. Representamos os 16 povos indígenas do Território Indígena do Xingu-TIX. 

    O Prêmio “Sim à Igualdade Racial” 2022 tem como patrocinador premium o Mover, Bee Jobs e Coca-Cola Brasil como patrocinadores ouro; Aegea, Ambev, Animale, Assaí, Farm, Fundação Tide Setubal, Garnier, Gerdau, Grupo Soma, Magazine Luiza, Oreo, Niely, Sony Music, Suzano e Twitter como patrocinadores prata. E com o apoio do Pacto Global e Teatro Riachuelo Rio.  

    Para saber mais sobre o prêmio, basta acessar o site: https://simaigualdaderacial.com.br/premio/. 

    ID-BR prêmio sim à igualdade racial 2022
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticlePluralidade do povo negro é o foco do canal Minas Negras Gerais
    Next Article Estão abertas as inscrições para o Edital Ancestralidades ação ligada à plataforma Ancestralidades
    Alice Souza

    Related Posts

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Clássico de Abdias Nascimento para o teatro ganha nova edição com texto definitivo

    14 de julho de 2022

    Markos Hawk faz declaração de amor em novo clipe “Eu Sinto Saudade”

    14 de julho de 2022

    Tássia Reis celebra Alcione e seus 50 anos da carreira em show no SESC Santana

    11 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.