Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Manchete»Economista negro pode ser candidato a vice-governador da Bahia
    Manchete

    Economista negro pode ser candidato a vice-governador da Bahia

    Correio NagôBy Correio Nagô5 de junho de 2014Updated:6 de junho de 2014Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    De acordo com o site Política na Rede, no próximo sábado (07), no Clube Fantoches, o diretório soteropolitano do Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizará uma convenção para decidir nomes para direção do partido. Na ocasião serão eleitos os novos membros da direção executiva e escolhidos os delegados que votarão no Congresso Estadual, que será realizado no próximo sábado (14), no Bahia Café Hall, na Avenida Paralela, em Salvador.

    Ainda segundo o site, a grande expectativa é sobre o destino eleitoral da legenda. Até agora, os nomes definidos são da senadora Lídice da Mata para disputar o governo da Bahia e da magistrada Eliana Calmon para substituir o ainda senador João Durval (PDT).

    Alguns militantes do partido pretendem lançar o nome do vereador e professor universitário Sílvio Humberto para compor a chapa sendo vice da senadora.

    silvio-humberto-745x410

    Silvio Humberto é ex-diretor do Instituto Steve Biko e foi uma grandes surpresas da  última eleição por conta do seu desempenho eleitoral em sua primeira tentativa de assumir um cargo público. Oriundo dos movimentos negros, o economista seria uma alternativa para dar mais diversidade à chapa que pretende ocupar o Palácio de Ondina e teria amplo apoio de movimentos sociais, setores da universidade e ainda traria para a chapa uma visibilidade nacional e internacional.

    Confira o documento que será apresentado por membros do partido no encontro que acontece no próximo sábado na tentativa de apresentar o nome de Silvio Humberto:

    ************

    “O que faz um eleitor votar em um candidato? O carisma pessoal? O partido? As bandeiras de luta? O dinheiro investido em sua campanha? Sua inserção nos mais variados segmentos? Não é possível precisar, mas sabemos que é um mix de tudo isso que se consegue a eleição.

    Nos últimos anos, o Partido Socialista Brasileiro – PSB tem se configurado como uma alternativa para os militantes históricos da esquerda, mas que ficaram insatisfeitos com a gestão do Partido dos Trabalhadores. Além disso, não é visto como extremista ou sectário pelos que são mais próximos do centro e da direita.

    Na Bahia, o cenário político atual é completamente favorável a candidatura majoritária do PSB. As candidaturas postas até o momento só reforçam que existem chances reais da disputa para o governo do Estado. Inclusive indo para decisão no segundo turno. Não existe novidade nos nomes apresentados. O PT traz Rui Costa, deputado federal, ex secretário de relação institucionais, e João Leão (PP) como vice, também deputado federal. O Democratas – Dem apresenta Paulo Souto como candidato, que tem a seu favor, e ao mesmo tempo contra, o fato de já ter sido governador da Bahia. E como vice o empresário Joaci Góes, que mesmo antes do período eleitoral começar, já se colocou que é contra as políticas de ações afirmativas.

    É a oportunidade do PSB ser protagonista de uma verdadeira mudança na Bahia. A senadora Lídice da Matta, que já foi prefeita de Salvador e tem credibilidade junto aos seus eleitores, é a candidata a governadora e já desponta nas pesquisas. O que é preciso para sair na frente? Um candidato a vice que reafirme essa perspectiva de transformação. O nome do vereador Sílvio Humberto representa isso. Militante histórico do movimento negro, defensor da educação pública de qualidade e atuante em outros debates sociais.

    Com a dobradinha Lídice e Sílvio Humberto, o PSB dá um novo tom à campanha na Bahia. É a única chapa que tem o protagonismo da mulher e do negro. E sem ser uma coisa forçada, meramente eleitoreira.

    Se na campanha para prefeito de Salvador, em 2012, o debate em torno da questão racial foi a tônica, agora na campanha para o Estado ela foi completamente apagada pelas outras candidaturas. O que atesta o oportunismo dos outros partidos. Para o PSB essa pauta é algo estruturante e faz parte do seu programa. É a promoção da igualdade internamente e extrapolando nossos muros. O protagonismo negro não é mera figuração de campanha. Não se trata de frases de efeito e sim de empoderamento de um povo.

    A luta do PSB é transformar Salvador, a Bahia, o Brasil em lugar com oportunidades iguais para todas as pessoas. Livre das discriminações de gênero, raça e classe, por isso buscamos apresentar candidaturas que tenham a cara do nosso povo.

    Considerando que, Sílvio Humberto tem forte tráfego nos movimentos sociais, é fundador de uma das maiores instituições negras do país, que possibilita o acesso a universidade para milhares de jovens, e é visto como referência na área da educação, o nome do vereador como vice agrega capital social a candidatura de Lídice da Mata. Seria o novo, o ineditismo. Isso atrai o eleitor e, ao mesmo tempo, obriga os outros candidatos a se posicionarem frente ao debate que está posto. Se a população da Bahia é formada por 53% de mulheres, é preciso levar em conta também, que no último censo (IBGE – 2010) 86% da população se declarou preta. Esses números precisam ser levados em consideração.

    Uma chapa que tem a cara do nosso Estado!”

     

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous Article“Participação juvenil nos espaços internacionais deve ser debatida”, defende brasileiro na ONU
    Next Article Dilma sanciona lei de cotas no serviço público federal
    Correio Nagô
    • Website

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Marcas afrobaianas serão destaque no mercado Iaô Pocket

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.