Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»“Eu faço piada com quem não está acostumado a receber piadas, que é a classe dominante”.
    Blog

    “Eu faço piada com quem não está acostumado a receber piadas, que é a classe dominante”.

    Paulo RogerioBy Paulo Rogerio1 de maio de 2019Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O comediante Yuri Marçal traz a Salvador seu espetáculo solo “Acendam as Luzes”. O standup comedy será apresentado nos dias 03, 04 e 05 de maio, no Teatro Jorge Amado, na Pituba. O espetáculo faz uma abordagem do cotidiano da sociedade brasileira, cheio de ironia, fruto do talento e da observação atenta de Yuri Marçal, inclusive sobre a realidade de Salvador. O público não deve se surpreender se houver referências a situações reais da cidade capturadas pelo humor do artista.

    A apresentação do domingo, dia 05, é uma sessão extra, já que os ingressos para os dois primeiros dias esgotaram horas depois do anuncio da turnê em Salvador, sob responsabilidade da Benvindo Produções.

    Número de Yuri Marçal nas principais mídias digitais
    Quase 330 mil seguidores no Facebook
    Mais de 172. 900 mil seguidores no Instagram
    Mais de 69 800 mil no Youtube

    Não era de se estranhar a enorme procura do público soteropolitano pelo espetáculo de um dos maiores sucessos da internet no Brasil. Com uma recente carreira, iniciada em 2016, o ator de 25 anos possui números impressionantes de seguidores nas redes sociais, nas quais publica seus vídeos repletos de piadas e comentários corajosos acerca de temas como racismo, homofobia e intolerância religiosa. São assuntos sérios e urgentes, tratados com muito humor e inteligência pelo ator.

    Contudo, o diferencial das produções humorísticas de Yuri Marçal é mesmo o fato de inverter a lógica da comédia brasileira. Ao invés de reforçar o preconceito com estereótipos contra grupos historicamente discriminados, o comediante lança sua verve cômica contra os grupos discriminadores, ou seja, os beneficiados pelos preconceitos.

    “Eu brinco com quem nunca teve as piadas consigo. Eu zoo quem não estava acostumado a ser zoado. Eu faço piada com quem não está acostumado a receber piadas, que é a classe dominante. É esse lugar que eu me pauto”, explica em entrevista ao portal Correio Nagô.

    Em meio a tantas críticas dos quem enxergam exageros no humor atual (levando inclusive a processos contra comediantes), Yuri integra um grupo de humoristas que tem apresentado outras possibilidades ao debate das questões sociais, inclusive do racismo, por novos ângulos, tendo a comédia como suporte.

    “O standy comedy é nascido nos Estados, a base que temos é de lá. E na política dos Estados Unidos, a segregação é muito mais definida que no Brasil. Aqui temos uma falsa democracia racial. Então, acaba que isso se reflete na comédia naturalmente. Infelizmente também”, explica.

    Manter o humor sem perder o tom crítico

    “Eu e outros comediantes, que falamos sobre outras coisas, puxamos um outro tipo de público, entende? Outro tipo de público que fala assim: ‘peraí, tem isso aqui também no standy comedy, tem isso que vai nos agregar e vai nos fazer rir de outro lugar, que não é o lugar que estão escarniando da gente, que estão satirizando a gente e vai ser divertido’”, completa.

    Elogiado por unir bem o tom cômico das suas piadas com a crítica social, Yuri Marçal revela ao Correio Nagô não ser um grande esforço encontrar esse equilibro: “A maioria das piadas que eu faço parte de coisas que eu acredito. Podem até ir para outro lugar, mas elas partem de coisas que acredito, de princípios que tenho, de opiniões que tenho, coisas que observo, e levo para o palco desta forma. Acaba que não é um esforço para ter esse cuidado e pra não perder o tom”.

    Amor por Salvador

    O uso das redes sociais por Yuri nasceu da necessidade de divulgar o trabalho que ele já vinha realizando nos palcos cariocas. “Sempre fui do palco, do teatro, do standy up, mas no Rio de Janeiro temos essa dificuldade muito grande de ter esses shows semanalmente e eu tinha que ter algum veículo, alguma forma de demonstrar meu trabalho para as pessoas. Nada melhor que as redes sociais para isso. E aí comecei a utilizar o facebook, usei bastante, com as coisas que eu falo, com as piadas que eu faço, tentando migrar esse público para o teatro”.

    E tem conseguido. Os números expressivos das redes sociais vêm garantindo teatros lotados nas cidades que Yuri Marçal passa. Aqui em Salvador não será diferente.

    “Salvador é o melhor lugar do Brasil, sempre falo isso. É um lugar que quase literalmente é nossa casa. A recepção de Salvador comigo, mesmo antes de qualquer barulho de internet, sempre foi incrível. Então é aconchegante. Estou com uma expectativa, uma ansiedade muito grande com essas três sessões. Vai ser incrível”, promete o artista.

    Encontro com Yuri Marçal

    Ainda há alguns ingressos para a sessão do dia 05 de maio, 19h. Quem não conseguir ir ao espetáculo, terá uma chance de ver o artista nesta passagem por Salvador. Nesta quinta-feira, no dia 02 de maio, às 09h30, acontece um Encontro com Yuri Marçal, no Espaço Vale do Dendê, na Estação Nova Lapa, em Salvador.

    SERVIÇO

    O QUÊ: “Acendam as Luzes”, standup comedy com Yuri Marçal

    QUANDO: Sexta-feira e sábado, 03 e 04 de maio, às 20h e domingo, 05, 19h

    ONDE: Teatro Jorge Amado, Pituba – Salvador (BA)

    VALOR: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

    Texto:  André Santana, jornalista, editor do portal Correio Nagô
    Publicado em 01/05/2019
    Fotos: Divulgação

    humor humor negro Performance Negra standyup comedy Yuri Marçal
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleBahia terá hackathon com foco em problemas sociais das comunidades
    Next Article Sirlene Assis foi eleita ouvidora-geral da Defensoria Pública da Bahia
    Paulo Rogerio

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.