Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»Cultura»GBAGBE discute os rituais contemporâneos de esquecimento da ancestralidade negra
    Cultura

    GBAGBE discute os rituais contemporâneos de esquecimento da ancestralidade negra

    Valéria LimaBy Valéria Lima3 de março de 2021Updated:3 de março de 2021Nenhum comentário3 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Antes do embarque forçado para serem escravizados nas Américas e na Europa, mulheres e homens eram obrigados, ainda em África, a darem voltas em torno de um baobá para ali deixarem suas memórias. O trabalho cênico do ator alagoinhense Nando Zâmbia, GBAGBE – Árvore das Memórias, traz para a atualidade o ritual da Árvore do Esquecimento, para tratar dos rituais contemporâneos de apagamento da herança africana. O trabalho entra em circulação virtual com três apresentações gratuitas nos dias 05, 06 e 07  de março (sexta, sábado e domingo), às 20h, no canal Nando Zambia – YouTube. Após as apresentações acontecerá o bate-papo “Passos e Rastros – Uma conversa sobre ancestralidade”, com a Sacerdotisa e pesquisadora de Teatro Preto de Candomblé Onisajé, as Yalorixás Rosa de Oyá e Jaciara Ajidoyasi, e o Babalorixá Sandro Obarain.

    GBAGBE, que significa esquecimento em Iorubá, surge da experiência do artista em tentar remontar a sua árvore genealógica e perceber que esta era uma tarefa impossível, por não existirem memórias e documentos suficientes. “Ao tentar pesquisar a minha história, conheci o Ritual do Esquecimento e me dei conta de que esse ritual persiste até os dias atuais e de maneira ordenada, ainda que às vezes mais sutil e sofisticada”, explica Nando Zâmbia. O espetáculo revisita o ritual para indagar sobre os apagamentos impostos à população negra, não apenas pela destruição de registros históricos, mas também através dos padrões e cobranças de uma sociedade eurocêntrica que insiste em invisibilizar a ancestralidade africana.

    A versão videoarte do espetáculo GBAGBE – Árvore das Memórias marca também a incursão de Zâmbia no universo audiovisual, como roteirista e diretor que, provocado pela necessidade de criar durante a pandemia, se lançou para experimentar e testar os limites entre teatro e vídeo. Resultado de projeto premiado pelo Calendário das Artes, em 2020, pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), a versão videoarte já foi exibida no Catálogo Brasileiro de Teatro (2021), Festival Pra Não Dizer que Não Falaremos Das Flores- SatiryCine (2020) e V Mostra TROPÉ – Cia Talagadá (2020), além de exibições em eventos acadêmicos na Universidade do Minho (Portugal), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e no Centro Universitário Ruy Barbosa (UniRuy). Gbagbe também acaba de ser selecionando pelo Festival de Cinema Baiano (Feciba) e Festival de Teatro Solos da Bahia.

    Multiartista, Nando Zâmbia também pesquisa as implicações entre luz e atuação e, em GBAGBE, ele lança mão de suas experimentações nesse imbricamento para a construção da narrativa. A obra conta ainda com narração na voz de Denise Correia e trilha musical com Joana Boccanera. A circulação virtual de GBAGBE – Árvore das Memórias tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

    Nando Zâmbia – Ator, diretor, iluminador e produtor negro, é formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pela Universidade de Évora (UE), em Portugal. Iniciou sua carreira em Alagoinhas, integrando o NATA – Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas, e ganhou o mundo ao circular com o seu primeiro solo IrumaléAyê por Portugal, Grécia, Itália e Alemanha. Atuou também como coordenador no projeto Escolas Culturais e integra o Conselho de Gestão Participativa do Centro de Cultura de Alagoinhas. Como iluminador cênico, assina o desenho de luz de espetáculos  como “Pele Negra, Máscaras Brancas”, “Medeia Negra” e “Exu – A Boca do Universo”.

    Youtube – Canal Nando Zâmbia

    https://www.youtube.com/user/nandozambiaa

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleProjeto sobre cabelos crespos na infância abre inscrições para vivências online com crianças
    Next Article Palco Virtual inicia série de apresentações de teatro e dança sobre identidade negra e indígena
    Valéria Lima
    • Website

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.