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    Home»Sustentabilidade»Governo da Argentina lança marca própria de roupas para tentar conter alta de preços — Rede Brasil Atual
    Sustentabilidade

    Governo da Argentina lança marca própria de roupas para tentar conter alta de preços — Rede Brasil Atual

    adminBy admin18 de abril de 2013Updated:26 de agosto de 2013Nenhum comentário2 Mins Read
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    Nacional y Popular (NyP) será lançada em 25 de maio, Dia da Independência, e terá peças de roupa com preços 30% menores e teto equivalente a R$ 38

    São Paulo – O governo da Argentina vai lançar no próximo mês uma marca própria de roupas como forma de empurrar para baixo os preços no setor. A estimativa é de que Nacional y Popular (NyP) venda calçados, calças, camisas, camisetas e meias com preços até 30% mais baixos que os das empresas tradicionais. 

    Em reunião realizada ontem (17), o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, acertou que as cadeias de supermercados adaptarão os preços das marcas próprias aos da NyP. Segundo o jornal Página12 , a Casa Rosada tenta com isso criar um novo piso de referência para o setor, mas existe o risco de que a produção tenha quantidade insuficiente para cumprir esta tarefa. A ideia é que nenhuma peça custe mais de 100 pesos – equivalente a R$ 38. Descontados impostos e gastos, os supermercadistas terão uma margem de lucro de 15%. 

    O governo vai lançar a iniciativa em 25 de maio, Dia da Independência. Trata-se de uma nova tentativa de conter a alta de preços, uma questão histórica da economia argentina e que não foi resolvida pelos governos de Néstor e Cristina Fernández de Kirchner. Este ano, o governo acertou com as grandes redes de mercados o congelamento de preços por dois meses. 

    A inflação oficial no ano passado foi de 10,8%, mas ao menos desde 2007 há suspeitas de manipulação por parte do Instituto Nacional de Estatísticas. O governo nunca admitiu oficialmente a situação, embora a sensação de alta de preços seja bastante evidente para a população.

    Também para combater o problema, o governo tenta acertar a criação de uma marca própria de cartão de crédito. A taxa de juros da Supercard terá teto de 22% de juros ao ano, em uma tentativa de forçar as outras empresas a baixarem as taxas exercidas. A subsecretária de Defesa do Consumidor, Pimpi Colombo, se reuniu ontem com representantes do setor de supermercados para debater a implementação do novo cartão.

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