Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»Artigos»Lançado no Japão o primeiro telefone celular do mundo equipado com detector de radiação
    Artigos

    Lançado no Japão o primeiro telefone celular do mundo equipado com detector de radiação

    Adelson de BritoBy Adelson de Brito6 de outubro de 2012Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Mais de um ano depois de um terremoto e tsunami que provocou o colapso de uma usina nuclear localizada na costa nordeste do Japão, a radiação continua a ser uma grande preocupação em todo o país.
    Muitos de vocês podem estar se perguntando como interpretar as várias informações que a mídia vem difundindo sobre o acidente na Usina Nuclear Daiichi, na Província de Fukushima,Japão em conseqüência do Tsunami de Abril do ano de 2011.

    No Japão, o único país a ser atingido por bombas atômicas, a cultura de monitoração dos índices de radiação ambiente é muito comum, e tornou-se ainda mais popular, após o acidente acima citado. No Brasil, diferentemente do Japão, não temos a cultura de monitorar os índices de radiação do ambiente no qual vivemos.
    Tentarei nesse post, ajudar a entender melhor a preocupaçao japonesa com a radiação sinalizando a importância da monitoração dos índices no meio ambiente, a ponto de uma empresa moderna lançar no mercado um telefone celular equipado com um detector de radiação, o primeiro desses aparelhos a serem lançados no mundo.
    A presença de radiação no ambiente é fato comum em todo o mundo e o Brasil não é exceção. Existem, porém, limites de dose de radiação estabelecidos por Agencias Internacionais, como, por exemplo, a Agencia Internacional de Energia Atômica, para que essa radiação não exceda certos valores, e coloque em risco a saúde das populações expostas. Assim, o limite de exposição à radiação ambiente excedente , ou seja, depois de descontados a radiação proveniente de exames médicos (raios-X, tomografias, etc.:) para membros do público é 10 mSv/ano (dez milisievert/ ano). Isso significa que durante o perídodo de hum ano, toda a radiação somada, recebida por uma pessoa nao pode ultrapassar esse valor. No Japão de hoje, ou seja, depois do acidente nuclear de Fukushima, os índices medidos em áreas próximas a usina acidentada, estão superando em muito esse limite.Em alguns locais, esse valor é ultrpassado em questao de dias, ou até horas.
    O mais recente modelo de telefone celular fabricado pela Sharp, a pedido da empresa Softbank, uma empresa inovadora e muito popular no Japão, tem um chip especialmente projetado, que pode detectar radiação gama (radiação prejudicial à saúde) no ar em doses que variam entre 0,05 e 9,99 μSv/h ( microsieverts /hora). Hum microsievert é a milésima parte de um milisievert. É o Executivo Chefe da Softbank, Masayoshi Son que explica durante uma entrevista coletiva a imprensa em Tókio, por que decidiu investir no projeto do telefone celular detector de radiação: “Recebi muitos ´tweets´ pedindo alguma maneira de detectar a radiação” após o desastre. Então eu decidi, ‘vamos fazer isso'”, disse se referindo ao celular em questão. O telefone usa GPS para colocar suas leituras em um mapa. Foi colocado a venda a partir de julho desse ano e é operado pelo software Android 4.0. Possui a funcionalidade padrão comum a aparelhos celulares  japoneses, incluindo  TV, sistema de acionamentos sensível ao toque e sistema de transmissão por infravermelho.
    Mais de um ano depois de um terremoto e tsunami que provocou o colapso da usina nuclear citada, a radiação gerada pelo acidente continua descontrolada,e sendo  motivo de grande preocupação em todo o país. Todos os reatores nucleares do Japão foram desligados para inspeções, com a maioria das comunidades locais se posicionando contra o reinicio dos seus funcionamentos, mesmo com o aumento anual de demandas registrados tanto durante os meses de inverno, quanto durante os meses de verão. A capaciade de exercíco da monitoração da radiação outorgada pela tecnologia cotidiana civil a cada a cidadão, é um importante ítem de empoderamento das comunidades, um exemplo a ser seguido por todos em geral, e em especial por aqueles que se sentem vulneráveis a ameaça da radiação.

    Referências:

    1. Computerworld: Japan´s Softbank to offer worls´s first phone with radiation detection ( acessado em 06/10/12 as 12:15); http://www.computerworld.com/s/article/99227537/Japan_39_s_Softbank_to_offer_world_d_39_s_first_phone_with_radiation_detection
    2. The Telegraph: Japan unveils first mobile phone with inbuilt radiation detector; http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/japan/9299526/Japan-unveils-first-new-mobile-phone-with-inbuilt-radiation-detector.html (acessado em 06/10/12 as 12:16 Essa mesma página é igualmente fonte da imagem utilizada)
    3. Non Destructive Testing – NDT Exposure limits; http://www.ndt-ed.org/EducationResources/CommunityCollege/RadiationSafety/safe_use/exposure.htm (acessado em 06/10/12 13:00)

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleÉ HOJE: Negrif promove primeiro desfile infantil em Salvador
    Next Article “Ainda não conseguimos vencer o medo da diferença”, diz o ator Ângelo Flávio
    Adelson de Brito

    Related Posts

    DNA E LINGUAGENS RACISTAS: PIQUET X HAMILTON

    6 de julho de 2022

    O Brasil e o 13 de maio

    13 de maio de 2021

    “É preciso ter coragem para ter na pele a cor da noite!”

    6 de abril de 2021

    Representatividade x BBB 21

    23 de fevereiro de 2021

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.