Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»Movimentos negros ocupam as ruas de Salvador no 20 de novembro
    Blog

    Movimentos negros ocupam as ruas de Salvador no 20 de novembro

    Paulo RogerioBy Paulo Rogerio20 de novembro de 2019Updated:20 de novembro de 2019Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Confira a programação que vai movimentar a cidade no Dia da Consciência Negra

    Diferente de outras capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, e até de cidades da Bahia como Alagoinhas, Camaçari e Serrinha, em Salvador o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) não é feriado.

    Não há consenso entre as organizações dos movimentos negros sobre a necessidade de se decretar feriado na data. Muitas temem pelo esvaziamento da mobilização política ao tornar o dia sem expediente em escolas, empresas e órgãos públicos. Ao invés disso, os movimentos negros convocam a população a ocupar as ruas, em marchas e atividades de conscientização para a luta contra o racismo.

    Sim, os movimentos, no plural, porque as trincheiras de luta são diversas.  Como nos ensinou Malcolm X: “Por todos os meios necessários”.

    LAVAGEM DA ESTÁTUA DE ZUMBI
    A União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) vai promover nesta quarta-feira, 20/11, a 11º Lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça da Sé, Pelourinho. O evento ocorre às 8h. Antes da lavagem, os participantes se concentrarão na sede da entidade, na Rua Frei Vicente, 13, que também fica no Pelourinho, de onde sai o cortejo, animado pela banda percussiva Tambores de Búzios, do bairro de Pirajá.

    Esse ano o tema da Lavagem é ‘Em Defesa da Vida da População Negra: Contra a Política de Morte do Governo Bolsonaro’. Após a lavagem, haverá apresentação com a Banda Didá e ABC do Samba.

    MARCHA DA LIBERDADE POR ZUMBI E DANDARA

    Foto: Ivana Sena _Revista Quilombo

    O Fórum de Entidades Negras convoca para mais uma Marcha no bairro da Liberdade por Zumbi e Dandara de Palmares. A Concentração acontece nesta quarta-feira, 20/11, às 14h, na frente da sede do bloco Ilê Aiyê, no Curuzú. De lá, os manifestantes marcham em direção ao Centro Histórico de Salvador, ao som das músicas dos blocos afro,

    Com o grito de #EuQueroEla, mais uma vez o Fórum vai para as ruas pautar a representatividade política da população negra e despertar a sociedade para a necessidade de Salvador eleger uma perfeita negra ou um prefeito negro.

    MARCHA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

    Ocorre nesta quarta-feira, 20/11, a partir das 14h, a 40ª Marcha da Consciência Negra Zumbi e Dandara dos Palmares. A concentração está prevista para ocorrer no Campo Grande e os participantes vão fazer uma caminhada até a Praça Castro Alves.

    O ato é realizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) e pela Coalizão Marcha da Consciência Negra Zumbi e Dandara dos Palmares. Nesta edição, será homenageado o ex-militante do Partido Panteras Negras Mumia Abu-Jamal , “preso político, inicialmente condenado à pena de morte”. O movimento celebra, ainda, a liberdade do ex-presidente Lula.

     

     

     

    LANÇAMENTO DA REVISTA QUILOMBO, NÚMERO 4

    O Espaço Cultural Alagados recebe, no próximo dia 21 de novembro, a partir das 14h, o lançamento da 4ª edição da Revista Quilombo. A publicação tem distribuição gratuita.

    A EDIÇÃO traz relatos dos jovens Lucas Gabriel e Adriane Sales, poesia de Ita Luz, dentre outras escritas e fotografias juvenis que se unem às colaborações do sociólogo Ailton Ferreira, da ekedi Eli Laise, da museóloga Lorena Lacerda e de Marinete Silva, mãe de Marielle Franco. O jornalista Eduardo Machado, do Coletivo Incomode, assina a matéria principal ‘Extermínio da Juventude Negra. Na Bahia dos corpos que não contam’. O editorial ainda aborda temas como Empreendedorismo Negro, Eleições 2020 e o Estatuto da Igualdade Racial, além de destacar o trabalho premiado de Livia Sant’ana Vaz com o Mapa do Racismo na Bahia e uma homenagem à Makota Valdina, com a escrita da Kota Gandaleci. O momento cultural ficará por conta da participação de Makonnen Tafari.

    ALVORADA DOS OJÁS

    Foto: Fafá Araújo

    Na madrugada do dia 23 de novembro (de sexta-feira para sábado), adeptos do candomblé e o Coletivo de Entidades Negras (CEN) promovem a Alvorada dos Ojás, amarrando tecidos sagrados em árvores da capital baiana.

    A amarração dos ojás será feita em árvores do Dique do Tororó, do Campo Grande, Corredor da Vitória, Pelourinho, Suburbana e no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. O processo dura toda a madrugada e acontece de forma coletiva, que inclui o afoxé Filhos de Gandhy e o artista plástico e fundador do Cortejo Afro, Alberto Pitta, responsável pela pintura dos 2 mil metros de tecidos utilizado no ritual.

    A Alvorada dos Ojás tem como objetivo denunciar os diversos ataques sofridos por terreiros de candomblé e pedir paz, respeito à liberdade religiosa e equilíbrio entre as pessoas. Neste ano, o tema será “Transformação por um Brasil sem racismo, miséria e fome”, destacando ‘Oxumarê, Bessem e Angorô’, divindades do Candomblé relacionadas à transformação e simbolizadas pelo Arco-iris e a cobra.

    MARCHA DO EMPODERAMENTO CRESPO

    Ainda acontece, em Salvador, no dia 30 de novembro, mais uma edição da Marcha do Empoderamento Crespo. Em sua quinta edição, o tema será “A Força do Empoderamento Crespo – Meia Década de Ancestralidade, Continuidade e Luta!”

    A homenagem será às mulheres negras, representadas por Luiza Mahin, Mãe Estela, Luiza Bairros, Angela Davis e Marielle Franco.

     

     

     

     

     

    O dia 20 de novembro foi instituído como o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, falecido neste mesmo dia, em 1695. A medida tem como base legal a Lei Federal 12.519/11, em atendimento à demanda histórica do movimento negro no Brasil, que elegeu a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no país. Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares (União dos Palmares, Alagoas), comunidade formada por pessoas escravizadas, fugidas das fazendas no Brasil colonial. O quilombo também foi palco da luta pela liberdade de culto religioso e prática da cultura africana (Fonte: Sepromi).

    Confira outras atividades do Mês da Consciência Negra no site da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo da Bahia(Sepromi). Acesse aqui

    20 de novembro caminhada consciência negra marcha
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticlePoema de Castro Alves inspira peça teatral
    Next Article Pequena África guarda memória da ocupação negra no Rio de Janeiro
    Paulo Rogerio

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.