Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»O FIO DA QUESTÃO: Série aborda transição capilar
    Blog

    O FIO DA QUESTÃO: Série aborda transição capilar

    Paulo RogerioBy Paulo Rogerio18 de dezembro de 2017Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    18/12/2017  | às 14h54

    Por Bárbara Anunciação*

    Fazer o curso de Comunicação Social sempre foi minha vontade, queria de alguma maneira escrever roteiros, produzir, entrevistar, esse mundo da Comunicação sempre me atraiu. Até que comecei a cursar e descobri que esse curso é mais fascinante do que imaginava e que ele me proporcionaria muito além da técnica. Fazer Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV na UNEB, no campus XIV, em Conceição do Coité, me proporcionou experiências importantíssimas e proporcionou me reconhecer e me afirmar como mulher negra. O processo de identidade negra chega e se desenvolve de maneira diferente para cada pessoa, para mim esse processo ganhou uma forma mais consistente depois que passei pela transição capilar. A transição foi um processo de transformação de dentro para fora, que fez “florescer” em minha cabeça não só cabelos crespos, mas, também, ideias e posicionamentos.

    De certo tempo para cá, comecei a pensar sobre qual tipo de profissional gostaria de ser e percebi que já era. Percebi que posso aliar minhas lutas diárias, de gênero e raça, à minha formação e ao meu desempenho profissional. Dessa forma, comecei a pensar também que deveria trazer essas minhas inquietações para meu trabalho de conclusão de curso. Em meio à toda agonia do curso, resolvi me inscrever num edital para produção de curtas, e junto com a orientação da professora Helen Campos, construí um breve roteiro de um documentário sobre transição capilar e que a professora nomeou de: O FIO DA QUESTÃO.

    Depois de inscrever o projeto, que não foi selecionado rs, percebei que esse documentário não poderia deixar de existir. Como optei por escrever uma monografia, vi nas aulas de Oficina de Vídeo e Estágio II, com os professores Sophia Midian e Moisés Vianna, respectivamente, a possibilidade de produzir O FIO DA QUESTÃO.

    Então, criei um projeto de documentário para Oficina de Vídeo, e para o Estágio havia pensado em gravar sonoras em Salvador, uma vez que faria estágio no Correio Nagô.

    O professor André Santana, que faz parte da equipe do Correio Nagô e do Instituto Mídia Étnica, trabalha no campus XIV da UNEB e vi nele a oportunidade de fazer o estágio fora de Coité, pois me tiraria do lugar de conforto e me possibilitaria conhecer FINALMENTE o Correio Nagô. Voltando um pouco para o começo desse texto, visualizo o Correio Nagô como uma das concretizações das minhas ambições como comunicóloga, trabalhar com algo que me identifico, falando dos meus para os meus.

    Então, depois de toda a burocracia, cheguei à casa do Instituto Mídia Étnica (IME), aonde fica a redação do Correio Nagô (CN), bairro 2 de julho, Salvador. Quando cheguei fui recebida por Donminique, editora chefe do jornal, que me apresentou toda a casa, como é o ritmo do lugar, uma cozinha enorme e colaborativa, dormitório, uma ilha de edição que se chama Madagascar ( que sacada maravilhosa), o lugar é muito lindo, e lindo aqui sem romantizar, sendo bem pé no chão. O IME e o CN são maravilhosos e me fez problematizar muitas outras coisas (que não irão caber nesse texto). Depois de conhecer a casa e a galera, participei da reunião de pauta com mais duas estagiárias, Bia e Ashley, acompanhei tudo e por fim, apresentei minha proposta. Ah! Importante destacar que esse primeiro encontro foi somente com mulheres negras. Sim, é possível! Sim, é real! rs

    Donminique fez a sugestão de transformar o projeto em vídeos minutos, Ashley se prontificou para ser a youtuber, e assim o produto foi ganhando forma. Depois de gravar em Salvador, voltei para Coité e colhi os depoimentos de mais 6 mulheres, estudantes do campus, que passaram pela transição. Elas responderam à quatro perguntas que são os temas principais dos vídeos: O que é transição capilar? Porque não desistir da transição capilar? Qual a sua opinião sobre a mudança no mercado de cosméticos para cabelos crespos e cacheados? Qual mulher negra serviu/serve de referência durante o seu processo de transição?

    Com esses gatilhos, as entrevistadas falaram sobre seus pontos de vista, mas a ideia é que as expectadoras da série: O FIO DA QUESTÃO – MINUTOS, reflitam sobre os seus próprios processos, ou de pessoas próximas, e que transformem esses conteúdos em material para debate e conhecimento.

    Estou muito feliz com essa parceria UNEB e Correio Nagô e espero que vocês também gostem desse resultado!

    “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.” Angela Davis

    *Bárbara Anunciação é estudante de Comunicação Social/ Habilitação em Rádio e TV. Realizou estágio supervisionado no Instituto Mídia Étnica.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleAPCA: Escritoras baianas estão entre os melhores de 2017 nas artes
    Next Article Doc premiado em Punta del Este tem lançamento em Salvador nesta terça (19)
    Paulo Rogerio

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.