Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Blog»O Mundo na ponta da língua
    Blog

    O Mundo na ponta da língua

    Correio NagôBy Correio Nagô20 de junho de 2017Updated:24 de junho de 2017Nenhum comentário4 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Administrador, Especialista em Política e Estratégia, Mestre em Relações Internacionais, explorador e observador do planeta.
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Por A.C. Ferreira

    Segundo Milton Santos (2000) o apogeu da internacionalização do mundo capitalista se dá com a globalização. Com o avanço das tecnologias de informação, sobretudo a internet, a globalização se intensifica e as empresas constroem marcas globais e conquistam mais mercados (CHLEBA, 1999). Esse mercado global repleto de empresas com sucursais ao redor do mundo, oferece oportunidades de emprego que exigem o domínio de idiomas.  Visando a preparação para usufruir dessas oportunidades, compartilho opinião sobre estudo de idiomas, com base na minha  experiência pessoal de estudo e ensino de línguas estrangeiras.

    Qual escola?

    Estudei inglês em uma escola de línguas de Salvador, espanhol em uma escola no Brasil e outra no exterior, francês em duas escolas no Brasil e uma no exterior. Os métodos eram diferentes e eu penso que, existem escolas ruins e escolas boas, com distintas metodologias e cada aluno se adapta mais a uma ou a outra. É interessante escolher uma escola que combine, na medida do possível, um padrão mínimo de qualidade (organização, qualidade do corpo docente, compromisso com o ensino), valor compatível com o seu orçamento, localização conveniente e cujo método atenda à necessidade de aprendizagem seja expatriação ou viagem a trabalho, ler textos técnicos, manter contato com clientes/fornecedores estrangeiros ou estudar numa faculdade estrangeira. As instituições de ensino superior públicas e privadas costumam dispor de cursos de línguas. E são oferecidos à comunidade como cursos de extensão com preços mais accessíveis que os cursos das escolas de idiomas.

    Intercâmbio é bom?

    A oportunidade de estudar no país do idioma permite praticar 24 horas por dia e aprofundar o domínio da língua.  Se você é iniciante eu sugiro passar pelo menos 1 ano. Se seu orçamento e tempo estão limitados a 6 meses ou um pouco menos, sugiro começar os estudos numa escola no Brasil e fazer o intercâmbio quando já estiver no nível intermediário. Foi assim que eu fiz e adquiri mais fluência e desenvoltura na língua.

    idiomas-mais-procurados-no-mercado-de-trabalho (1)As escolas do exterior costumam oferecer hospedagem em hotel, apartamento alugado e casas de família, à escolha do aluno. Sempre preferi me hospedar em casa de família pois, além de ser mais barato pude conviver e aprender com a cultura e costumes das pessoas do lugar. As famílias, via de regra, são simpáticas, receptivas e habituadas a conviver com a diversidade, já que recebem estudantes de todas as partes do mundo. Além disso, com base em um questionário que você preenche, é escolhida uma família compatível com o seu perfil. Se mesmo houver algum problema de adaptação, depois que você estiver lá, a escola pode trocar você de casa, mediante seu pedido. Pessoas quando viajam em dupla ou grupo, às vezes, preferem alugar um apartamento e dividir despesas. O único o risco é de, fora da aula, ficarem falando mais português do que o idioma que estão pagando para aprender

    Inglês na Inglaterra, francês na França e espanhol na Espanha?

    Pode ser, há quem prefira assim, mas é bom saber que isso não vai fazer diferença no  currículo porque:

    1. Apesar das diferenças de sotaque, de regionalismos e até de ortografia, a gramática do idioma é basicamente a mesma nos países nativos distintos. Por isso que as escolas oferecem “curso de inglês” e “curso de espanhol” e não “curso de inglês da Austrália” ou “curso de espanhol do México”. Você vai falar o idioma com um sotaque e com alguma influência, da mesma maneira que falamos com sotaque de baiano, mineiro, carioca o idioma português;
    2. Ao aprender um idioma, você deve buscar a capacidade de se comunicar com os nativos dos diversos países que têm o idioma como oficial e também com não nativos da língua. Seu currículo não se torna mais valorizado por você falar “inglês da Inglaterra”, ”francês da França” ou “espanhol da Espanha” e sim pelo nível de proficiência que você tenha no idioma;

    Um curso de inglês ou de francês pode sair mais barato no Canadá do que na Inglaterra ou França, por exemplo. O espanhol na América do Sul pode custar menos  na Espanha. Minha sugestão é que você escolha um país nativo da língua desejada, porque também não há vantagem em estudar espanhol no Canadá, por exemplo. Mas que essa escolha seja baseada em fatores como a qualidade e pacote oferecido pela escola, o preço das passagens, o custo de vida no país, em relação ao seu orçamento disponível. E também no seu desejo de conhecer determinado país, já que uma viagem de estudo sempre oferece a oportunidade de se fazer turismo, conhece a cultura e, claro, voltar mais preparado para o mercado globalizado.

    Administrador, Especialista em Política e Estratégia, Mestre em Relações Internacionais, explorador e observador do planeta.
    Administrador, Especialista em Política e Estratégia, Mestre em Relações Internacionais, explorador e observador do planeta.

     

     

    globalização idiomas Intercâmbio
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleQue masculinidade é essa?!!!
    Next Article O ESTADO BRANCO É A REVOLTA DA NAÇÃO TIA ANASTÁCIA
    Correio Nagô
    • Website

    Related Posts

    Escritoras discutem fazer literário e poesia preta na programação de julho da Circulação Profundanças

    18 de julho de 2022

    Clássico de Abdias Nascimento para o teatro ganha nova edição com texto definitivo

    14 de julho de 2022

    Markos Hawk faz declaração de amor em novo clipe “Eu Sinto Saudade”

    14 de julho de 2022

    Tássia Reis celebra Alcione e seus 50 anos da carreira em show no SESC Santana

    11 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.