Correio Nagô
    Mais editoriais
    • Revista
    • Manchete
    • Politica
    • Raça
    • Internacional
    • Economia
    • Tecnologia
    • Esporte
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    Facebook Twitter Instagram
    Correio NagôCorreio Nagô
    Novembro Negro 2022
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Correio Nagô
    Home»Manchete»Projeto Brasil Afroempreendedor será lançado na Bahia
    Manchete

    Projeto Brasil Afroempreendedor será lançado na Bahia

    Correio NagôBy Correio Nagô31 de março de 2014Updated:1 de abril de 2014Nenhum comentário5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Nos próximos dias 10 e 11 de abril, o projeto Brasil Afroempreendedor realiza, em Salvador, um encontro que pretende reunir empreendedores afrodescendentes  interessados em uma melhor qualificação  dos seus negócios e terem acesso à crédito.  A atividade é a sétima etapa dos 12 seminários que acontecem em todo o Brasil, com apoio do Sebrae nacional, e contará com a presença de especialistas do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que estão ineteressados em conhecer essa iniciativa pioneira.

    Governos estadual e municipais, organizações da sociedade civil e grupos de empresários negros estão sendo mobilizados para criarem uma atuação conjunta a partir do projeto, que terá formações técnicas como a criação de planos de negócio, técnicas de marketing, formação de preço e contabilidade. O SEBRAE da Bahia soma-se ao esforço nacional para aglutinar as forças locais e regionais, de maneira a atrair o maior número de empreendedores para esta iniciativa de fortalecimento esses empreeendimentos.

    black-business-people-pf

    O empoderamento da população negra a partir da economia tem ocupado as pautas das organizações da sociedade civil e do governo da Bahia já há algum tempo. Fóruns de debate, seminários, workshops e ações governamentais buscam garantir a negros e negras maior representatividade no campo do empreendedorismo, a partir da discussão de estratégias de acesso a políticas de fortalecimento das iniciativas dessa população.

    A política estadual de estímulo ao empreendedorismo negro tem sido construída por órgãos como a Secretaria de Promoção da Igualdade (SEPROMI), que estão buscando financiamento internacional para fornecer crédito para negócios geridos por negros.  Recentemente, a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (SETRE) lançou um edital para empreendimentos solidários de matriz africana. Já na Prefeitura de Salvador, há alguns anos é realizada a Feira do Emrpeendedor Afrodescendente e o Selo da Diversidade.

    Segundo a pesquisa do SEBRAE “Os donos de negócios no Brasil: análise por raça/cor”, divulgada no ano passado, na Bahia estão 12% do total de 11 milhões de empreendedores negros e negras estimados no País. Mas, os segmentos negros ainda são os de menor valor agregado, com maiores dificuldades de acesso a linhas de financiamento, que demandam menos anos de estudo e que, justamente por isso, têm a maior dificuldade para se manter no mercado.

    O projeto Brasil Afroempreendedor é uma iniciativa que busca superar essas lacunas, focando no fortalecimento de empreendimentos de negros e negras em 12 estados do Brasil. Serão dois anos de ações de capacitação e formação, até a formação da Rede Nacional de Afroempreendedores e a formulação de propostas de políticas públicas para os empreendimentos de afro-brasileiros. O projeto tem a realização do Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afrodescendentes (ANCEABRA) e do Instituto Adolpho Bauer, com apoio do SEBRAE.

     

    Critérios

    O objetivo do encontro é debater as políticas públicas de fortalecimento dos negócios negros, debater o acesso à capacitação técnica e mecanismos de financiamento com empreendedores já em atuação.  Para participar da atividade, é necessário ter um empreendimento constituído (seja micro, pequena empresa ou empreendedor individual) e cadastrar-se na plataforma do projeto. Não há uma seleção, os inscritos são automaticamente habilitados para a próxima fase após receberem a confirmação automática.

    Após essa etapa, o candidato (a) que receber a confirmação deve comparecer obrigatoriamente ao seminário nos dias 10 e 11 de abril, no Hotel Sol Barra, na Avenida Sete de Setembro, 3577 no bairro da Barra, em Salvador.  Somente depois de participar dessa atividade, os empreendedores estarão habilitados a participarem da formação e no futuro obterem acesso a fontes de financiamentos da rede.

     

    Inscrições

    As inscrições para o seminário estadual da Bahia estão abertas. Para se inscrever, os empreendedores negros e negras devem acessar o link http://www.institutoiab.org.br/convite-para-qualificacao-e-capacitacao-para-afroempreendedores/, no site do Instituto Adolpho Bauer (IAB) e preencher o formulário. A participação no seminário e no projeto é totalmente gratuita, com direito a cursos de formação em práticas de gestão, elaboração de planos de negócios, instrumentos de acesso a fontes de financiamento e vários outros itens.

    Atenção: as pessoas que se inscreveram no site estão automaticamente confirmadas e podem participar do seminário. A participação no seminário é pré-requesito para fazer o curso e ter acesso aos benefícios da iniciativa.

     

    O quê: Seminário Estadual Brasil Afroempreendedor

    Quando: dias 10 e 11 de abril das 8h30 às 18h

    Onde: Hotel Sol Barra – Av. Sete de Setembro, 3577 – Barra. Salvador, Bahia

    Ref. no Porto da Barra, no início da Ladeira.

    Apoio: SEBRAE-BA e SEPROMI

     

    Fontes para mais informações

     

    – João Carlos Nogueira, coordenador executivo do Projeto Brasil Afroempreendedor – Fone: (48) 9617-8913; nogueira@institutoiab.org.br/jcnogueira13@gmail.com

     

    – Francisco Rodrigues da Silva Sobrinho, presidente do Instituto Adolpho Bauer (IAB) – Fone: (41) 8444-0144; E-mail: francisco@institutoiab.org.br

     

    – Adilton de Paula, coordenador institucional do projeto Brasil Afroempreendedor: Fone: (41) 9812-8733; E-mail: adilton@institutoiab.org.br

    – Paulo Rogério Nunes, consultor estadual do projeto na Bahia, Fone: (71) 9166-5403 (Whats App)  e rogerions@gmail.com

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Previous ArticleDesConferência Quilombos e Periferias conectados
    Next Article Em Salvador, ministro Joaquim Barbosa participa de encontro com Instituto Cultural Steve Biko
    Correio Nagô
    • Website

    Related Posts

    PROGRAMA GRATUITO: voltado para empreendedores e autônomo está com 1.400 vagas abertas

    18 de julho de 2022

    Gastronomia afro diaspórica é tema de novo curso da Escola IC

    18 de julho de 2022

    Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros

    14 de julho de 2022

    Marcas afrobaianas serão destaque no mercado Iaô Pocket

    14 de julho de 2022

    Comments are closed.

    Sobre
    Sobre

    Uma das maiores plataformas de conteúdo sobre a comunidade negra brasileira do Brasil, possuindo correspondentes em diversos estados do Brasil e do mundo.

    O Portal Correio Nagô é um veículo de comunicação do Instituto Mídia Étnica

    Editoriais
    • Cultura
    • Direitos Humanos
    • Colunistas Nagô
    • Narrativas Negras
    • TV Correio Nagô
    Facebook Twitter Instagram YouTube
    • IME
    • Quem Somos
    • Anuncie
    • Apoie
    © 2025 Desenvolvido por Sotero Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.